Pergunta: O que significa coletividade? Por que você dá tanta ênfase à coletividade na meditação?

Resposta: Quando um grande número de sadhaks (meditadores/buscadores espirituais) se encontram juntos fisicamente, quando os seus pensamentos são similares, quando eles têm um objetivo comum, quando todos eles se entregam no mesmo lugar, então isso pode ser chamado de coletividade no sentido real da palavra. Quando muitas pessoas cantam juntas ou recitam a mesma palavra, então uma grande quantidade de energias começa a fluir e você se sente bem. Você une-se à coletividade e a sua mente se torna forte. Então, o que quer que você deseje ocorrerá. Seus desejos são satisfeitos. Um exemplo são as cataratas do Niagara no Canadá. As pessoas gostam de ir lá porque a força coletiva de uma grande massa de água está fluindo lá.

Quando você se une à coletividade, uma energia poderosa começa a fluir e a sua própria existência se torna nula. Automaticamente, mesmo que você não possua muita energia, você também se torna poderoso. Da mesma forma, se todos os sadhaks cantam juntos um mesmo mantra e se entregam a um Guru, então a energia radiante que flui na coletividade começa a influenciar a todos e você pode meditar de forma eficaz. Você vai se beneficiar se você meditar diariamente ou até mesmo uma vez por semana em coletividade, independentemente do seu nível nesse momento.

Assim como quando quatro cavalos puxam uma carroça, mesmo se um cavalo se recusa a andar, os outros três cavalos o puxarão. Se em algum momento você está em um bom nível espiritual, então você absorve a energia radiante e outros serão beneficiados por ela. Por estar juntos, não só você, mas os outros também irão progredir. O que eu quero dizer é que a união física é inútil, quando a coletividade interna está ausente. Somente a união interior é a verdadeira coletividade.

– Satguru Shri Shivkrupanand Swamiji

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s