Chitta

“Assim como o corpo físico tem dois olhos, o olho da alma é o Chitta**. Da mesma maneira que nossos pensamentos são afetados por aquilo que vemos através dos nossos olhos, a nossa alma é afetada pela energia do lugar onde colocamos nossa atenção.

Nós mantemos o nosso corpo limpo porque este é visível e nós podemos decorá-lo e exibi-lo. Mas nós não prestamos atenção nenhuma nas nossas mentes. Nós não estamos cientes de que a nossa mente vaga por várias pessoas ao longo do dia. Se estamos num bom estado de espírito, então nós inconscientemente absorvemos a sua energia suja.

É necessário cuidar muito bem da nossa mente. Mesmo somente com o olhar nossa atenção vai para lugares ruins e é destruída. Nossa atenção é atraída para lugares ruins até mesmo ao ouvir conversações ruins e é destruída. Além disso quando nós falamos de coisas ruins, então nossa atenção vai para coisas ruins e é destruída. Portanto para cuidar da própria mente é necessário não ver coisa ruins, não ouvir coisas ruins e não dizer coisas ruins, porque estes são os três portões onde nossa energia mental é destruída. A mente também tem sido chamada de o senso sútil.

A meditação regular purifica a mente e a torna mais forte. Mas é muito difícil cuidar de uma mente forte, porque ela absorve impurezas muito rapidamente. Assim como gosta-se de usar roupas brancas mas elas se sujam muito facilmente, é mesmo com uma mente forte.”

Extrato do livro: Spiritual Truth – Divine Messages by H. H. Shivkrupanand Swami

**Nota de esclarecimento:  O termo ‘chitta’ pode ter os seguintes significados de acordo com o contexto em que é usado – mente, intelecto, atenção, faculdade da razão, pensamento, etc.

Chitta é frequentemente traduzido como mente/atenção ou substância mental. Porém, vale ressaltar que ele é mais complexo que isso, pois Chitta é composto de três partes: ahamkára (ego), buddhi (inteligência) e manas (mente). O vocábulo chitta provém da raiz chit, que também significa “ver, observar, perceber”.

Chitta pode ser entendido como a consciência armazenadora – a raiz ou base da consciência.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s