Ensinamentos durante Workshop em Pen Rhiw (Reino Unido), 11-13 Abril 2003 pelo Satguru Shree Shivkrupanand Swami
A última vez que estive em Londres, Guruma (esposa do Swamiji) estava dando uma palestra na Índia. Vou lhes contar uma história, que ela contou naquela palestra. A história era de uma senhora russa. Esta senhora russa tornou-se vencedora de uma medalha porque ela estava sempre feliz (satisfeita). O jornalista que escreveu a história era uma pessoa triste. O jornalista foi entrevistar a vencedora da medalha, e disse a ela: ‘Como você pode afirmar ser feliz, você parece tão triste. ”
Ela disse: ‘Após meu nascimento, minha mãe morreu’. Quando eu tinha idade suficiente para entender, eu escrevi no meu diário: ‘embora eu tenha perdido a minha mãe, eu ainda tenho o meu pai. ‘Então, depois disso, meu pai morreu. Depois que meu pai morreu, eu escrevi ‘Embora meu pai tenha morrido, meu marido ainda está aqui. ‘Então, depois de o marido morrer, ela escreveu: ‘apesar de eu ter perdido o meu marido, eu ainda tenho o meu filho. ‘Depois que o filho morreu, ela escreveu ‘pelo menos minha filha está aqui ‘. Depois que a filha morreu, ela escreveu: Embora a minha filha não esteja mais aqui, eu ainda estou aqui.’
A história mostra que se você está realmente disposto a manter uma atitude positiva, é possível.
Em suma quero dizer que, se o ponto de vista da sua vida é positivo, então você pode ser feliz em sua vida onde quer que esteja, seja qual for a sua situação. Se você tem uma natureza para ser triste, você vai ficar triste em qualquer lugar na vida. Estou falando sobre satisfação. É tão necessário porque a insatisfação nunca lhe permitirá progredir e você não vai se conectar a Deus em nenhum momento.
Deixe-me dar um exemplo. Imagine que você não tem um carro, e você tem a intenção séria de comprar um. O tempo todo você está pensando em um carro e toda hora você está dizendo carro, carro, e carro. Nos últimos três anos, você está pensando em comprar um carro. Depois, passados três anos, você acaba comprando um carro. Após estes três anos, quando você comprou o seu carro, você tem alguns problemas também. Mas o problema é que, nesses três longos anos, insatisfação foi criada dentro de você.
Então, depois de ter comprado este carro, você estará pensando após um mês, eu deveria comprar outro novo modelo. A insatisfação, uma vez criada, é muito difícil de se livrar. Portanto, este carro pode ser uma frustração. Você pensou nisso continuamente nos últimos três anos, e você vai se sentir frustrado quando seu vizinho comprar um carro melhor do que o seu. Quando você olha para o carro do seu vizinho, você vai sentir que seu carro não é tão bom, e mesmo você tendo desejado isso por três anos, você não vai se contentar com ele.
Se você quer analisar se você está ou não satisfeito você pode fazê-lo desta forma. Se você se sentir feliz na felicidade dos outros, então você vai saber que a satisfação começou em você. Por exemplo, você vai à casa de alguém e você vê que eles têm um novo tapete. Se a sua reação é apenas ‘mas que belo tapete’ isso significa que você está satisfeito dentro de si mesmo. Uma vez que você tentar sentir-se feliz por outras pessoas, então isso vai se tornar sua natureza.
Esta é a minha experiência de vida. Qualquer que seja o conhecimento e experiência que ganhei nos Himalaias primeiro eu vim e eu dei esse conhecimento para Guruma. Eu disse a Guruma, eu ganhei esse conhecimento para compartilhar com os outros. Se você me apoiar, então eu vou para a sociedade. Depois disso eu comecei a dar esse conhecimento para outras pessoas, e quando elas estavam se sentindo felizes, eu estava me sentindo extremamente feliz.
Primeiro começou assim. Eu costumava me sentir feliz quando os outros estavam felizes, e, em seguida, tornou-‐se a minha natureza ser feliz na felicidade dos outros. Então é por isso que eu sou feliz hoje.
Portanto, a sua direção tem de mudar, você tem que ser feliz na felicidade dos outros. Isso só é possível quando você se sentir satisfeito e, em seguida, o seu chakra do Plexo Solar (Nabhi) será despertado/acordado.